O Hemocentro de Cascavel lançou um apelo à população para reforçar os estoques de sangue do tipo O positivo, que se encontram em nível crítico.
Para evitar o desabastecimento e garantir a continuidade dos atendimentos hospitalares, a instituição estabeleceu a meta de coletar 50 bolsas de sangue.
A convocação emergencial tem como objetivo sensibilizar doadores regulares e incentivar novos voluntários a comparecerem ao hemocentro e realizarem a doação.
De acordo com a publicação oficial da unidade, o baixo estoque do tipo sanguíneo pode comprometer procedimentos médicos, cirurgias e atendimentos a pacientes que necessitam de transfusão.
A falta de sangue nos hemocentros é um problema recorrente.
O tipo O positivo é um dos mais comuns entre a população, representando cerca de 37% a 40% dos brasileiros, segundo dados do Ministério da Saúde. No entanto, essa mesma característica faz com que a demanda por esse tipo sanguíneo seja igualmente alta.
A doação de sangue é um procedimento seguro, rápido e essencial para salvar vidas.
Cada bolsa de sangue coletada pode beneficiar até quatro pacientes, sendo utilizada em transfusões, tratamentos de doenças hematológicas e emergências médicas.